segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Volta dos Six!


  Realmente me assustei a ver exércitos inteiros de Six Samurai no Dueling Network. E me perguntei porquê. A resposta veio bem rápido, você consegue perceber? Não? Então vamos analisar tudo pelo começo.
  Começando: Os Six Samurai são bem famosos, e já foram Meta. O Deck tem um alto poder de Negação de Spells/Traps e faz várias Special Summons, enchendo o campo e fazendo o caralho a quatro. Quando o oponente está fraco, enfrentando um lockdown e um exército no campo do Adversário, ele sucumbe ao poder das armas sagradas dos Six. Com essa explicação simples sobre os Six, vamos mergulhar no passado:






  Houve um YCS que marcou a chegada dos Decks originados a partir das cartas do Booster Abyss Rising, onde Mermails e até Prophecy e Madolche encheram as mesas. Já no YCS Barcelona, visando as fraquezas  dos Decks da época, Macro Rabbit se tornou o vencedor. Vencedor ás custas dos Mermails, dos Agents, dos Chaos Dragons, Inzektors e de todos os outros que usavam e abusavam do Graveyard.
  Agora, com o Cosmo Blazer vindo, temos os Fire, que ativam seus efeitos depois de serem destruídos por um efeito de carta, e enviados ao Grave. Além disso, eles tem um Search esplêndido devido á várias Spells. E outra: os Fire Fist também tem um grande poder Destrutivo, e tem também um poder Ofensivo dahora. E agora? Eles conseguem driblar Monstros como os Evolzar, utilizando seus efeitos ou Ofensiva para matar Dolkka e Laggia, e também destroem os Cosmos facilmente. Agora, á questão, como para-los? E é assim que, como Macro Rabbit cresceu por ser forte contra uma maioria de Decks, Six Samurai vai crescer do mesmo jeito, agora em cima dos Fire.

  Resumindo tudo: há sempre um YCS depois do lançamento de um Booster, que vai lotar as mesas com os Novos Archtypes e cartas. No YCS sucessor, com os jogadores acostumados com as cartas e novos combos e Decks aparecendo, o Deck que leva vantagem aos Decks novos será o vencedor. E é praticamente por isso que afirmo que os Six Samurai irão retornar.

  Mas, porque os Six ficaram em desuso? Porque foram esquecidos? Porque os Decks atuais não estão dependendo tanto de Spells/Traps, como por exemplo os Geargia Karakuri, os Mermails, os Chaos Dragons e os Inzektors. Os Mermails fazem o jogo basicamente sobre efeitos de Monstros, e saem destruindo tudo e colocando vários Monstros em campo, que aniquilam os Six. Já os Geargia fazem a mesma coisa, mas não tem um poder destrutivo muito forte, e assim vai.

 Não entendeu bulufas? Então, vou explicar mais sobre os Six e a sua Build:

LegendarySixSamuraiKageki-SDWA-EN-SR-1EKagemushaoftheSixSamurai-AP01-EN-SR-UE

  Vamos começar pelo principal: Kagemusha e Kageki. Kageki, quando Normal Summon, pode fazer Special de 1 level 4 ou menor "Six Samurai" da mão, e ainda ganha 1500 ATK quando há outro "Six Samurai" com um nome diferente no seu campo, ficando com ATK/DEF equilibrados. Já Kagemusha tem um efeito até fraco, o importante que ele é level 2 e tuner. Com Kageki e Kagemusha, temos rapidamente Monstros Synchro level 5, tendo como opções Catastor, Naturia Beast e, é claro, Shi En. Porém não iremos falar deles agora, pois agora iremos falar dos:

LegendarySixSamuraiKizan-SDWA-EN-C-1EGrandmasteroftheSixSamurai-SDWA-EN-C-1E

  Six Kizan e Grandmaster. Não sei se perceberam, mas o Grandmaster é a versão mais velha do Kizan. Sim, há toda uma história, que eu prefiro não contar agora, but ok. Kizan, level 4, pode ser Special Summon da mão se você controla outro "Six Samurai" com o nome diferente. E outra: enquanto você controla outros 2 Six, ele ganha 300 ATK/DEF, ficando com bons 2100 de ATK e até batendo naquele Rai-Oh fidiputa.
  Já Grandmaster pode ser Special do mesmo jeito, porém só pode haver 1 Grandmaster no seu campo. O legal é que ele tem 2100 ATK/800 DEF, que é o ATK/DEF do Kizan quando ele ganha o Boost pelo seu efeito. Outra coisa legal: ele é level 5, dando opções de Xyz Rank 5 e Synchro level 7 para o Deck, e além de tudo ele tem um segundo efeito ótimo. Quando destruído pelo efeito de uma carta do oponente, você pode adicionar um "Six Samurai" do Grave para a Mão. E isso é mais um ponto forte contra os Fire!

ElderoftheSixSamurai-SDWA-EN-C-1EHandoftheSixSamurai-SDWA-EN-C-1E

  Como muitas vezes não temos o Kageki, podemos utilizar o Elder como Monstro Não-Tuner lvl 3 também! Ele é um Cyber Dragon da vida, com o mesmo efeito, porém com menos ATK/DEF e com level 3. LOL. Já Hand é usada para matar Monstro fidiputa como Spirit Reapper. Se você controla outro "Six Samurai", você pode tributar 1 "Six Samurai", inclusive ela mesma, para destruir 1 Monstro no campo. Just That!

AsceticismoftheSixSamurai-STOR-EN-R-UESpiritoftheSixSamurai-SDWA-EN-C-1E

  Agora, uma carta importante: Asceticism. Eu até tinha uma, mas troquei por um Snowman Eater. Uaréver, vamos continuar: Asceticism seleciona 1 "Six Samurai" e faz Special de outro do Deck que tenha um nome diferente, mas com ATK igual. Exemplo? Elder e Kagemusha. Tendo qualquer um dos dois em campo, e ativando Asceticism, já é quase certeza de um Synchro lvl 5. Além disso, há mais dois Monstros que são normalmente usados em Decks Six e que também podem ser usados com a Asceticism.
 E temos também o Spirit, que é o único Union do Archtype. Como sempre, ele se equipa em um "Six Samurai", e o mesmo ganha 500 ATK e DEF. E também, quando aquele Monstro destrói outro por batalha, seu controlador pode puxar 1 Carta. Normalmente usado para se equipar no Shi En, ele ainda é visto em algumas Builds, mas está ficando infelizmente esquecido.

TheSixSamuraiZanji-SDWA-EN-C-1ELegendarySixSamuraiEnishi-SDWA-EN-C-1E

 Temos aqui os outros dois Monstros que podem vir com a Asceticism, e que também tem um efeito interessante. Zanji(mesmo ATK do Kizan) tem um efeito relativamente interessante. No fim da Damage Step(uma das partes da Battle Phase), se o Zanji atacou, o monstro atacado deve ser destruído. Porém é necessário haver outro "Six Samurai" em campo, e é um efeito mais para tirar os capiroto que não são destruídos por batalha, como Gellenduo, Marshmallon e etc.
  Já Enishi(mesmo ATK do Kageki depois do boost), uma vez por turno, pode banir 2 "Six Samurai" do Grave e retornar 1 Monstro no campo e para a mão do dono. Nesse caso, para a ativação do efeito, deve haver outro "Six Samurai" no campo. E quando houver 2 ou Mais Six, ele ganha 500 ATK/DEF!

SixSamuraiUnited-SDWA-EN-C-1EGatewayoftheSix-SDWA-EN-C-1E

  Agora as cartas que usam Counters! Primeiro, United, que ganha 1 Counter(Max. 2) cada vez que um "Six Samurai" é Normal ou Special, e pode ser enviada ao Grave para puxar um número de cartas igual ao número de Counters na carta. Uma ótima carta, que facilmente ativa seu efeito e dá um Draw Power bem dahora!
 Já Gateway é complicado e bem fidiputa, tanto que está limitado. Toda vez que um "Six Samurai" é Normal ou Special, é colocado 2 Counters nele. Dependendo do número de counters, podemos removê-los para ativar esses efeitos:


  • 2 Counters: Selecione 1 "Six Samurai" ou "Shien" virado para cima no campon aquele Monstro ganha 500 ATK até a End Phase
  • 4 Counters: Adicione 1 Monstro "Six Samurai" do Deck ou Grave para a mão.
  • 6 Counters: Selecione 1 "Shien" no Grave: Special Summon o Monstro selecionado.

 É uma ótima carta, e faz o caralho a quatro. Com o efeito dos 4 Counters, podemos ficar adicionando o Kizan várias vezes, e fazendo Special dele, colocando mais 2 Counters no Gateway e fazendo desde Xyz, como Blade Armor Ninja, como Synchros com o Kagemusha, como o Naturia Barkion!

ShiensSmokeSignal-SDWA-EN-SR-1EReinforcementoftheArmy-LCYW-EN-SR-1E

  O que é um Deck sem Search? E é por isso que temos Smoke e Reinforcement! A primeira Semi-Limitado, e a segunda Limitada. A primeira adiciona 1 level 3 "Six Samurai" do Deck para a mão, sendo normalmente o Kagemusha ou o Kageki. E o Reinforcement adiciona 1 Level 4 Warrior qualquer do Deck, acelerando as jogadas e deixando o Deck mais rápido!

LegendarySixSamuraiShiEn-RYMP-EN-SR-LEGreatShogunShien-SDWA-EN-C-1E

  Finalmente o Monstro de que tanto falamos! Temos aqui Shi En, e sua versão mais velha, Shien. Enquanto Shi En pode negar, uma vez por turno, 1 Spell/Trap, Great Shogun pode ser Special se você controla 2 ou Mais "Six Samurai", e só deixa o oponente ativar 1 Spell/Trap por turno, fazendo um Lockdown fidiputa! E aliás, ambos, se forem destruídos, podem destruir outro "Six Samurai" ao invés, protegendo-os.

 Obs: Se você tiver ambos em campo, e negar 1 Spell/Trap com o Shi En, seu oponente ainda pode ativar mais uma Spell/Trap, já que a aquela Spell/Trap foi negada.


MusakaniMagatama-SDWA-EN-C-1EDoubleEdgedSwordTechnique-SDWA-EN-C-1E

  E as últimas dos Six, depois falaremos do Extra. Primeiro, Musakani, que nega qualquer Spell, Trap ou Efeito de Monstro que destruiria alguma carta. É claro que há uma "limitação": é preciso controlar 1 "Six Samurai" para ativá-la. E o melhor: ela é uma Counter Trap, podendo então negar cartas como Solemn Warning, Solemn Judgment e Dark Bribe, que negam e destroem
  Já Double-Edge é uma técnica de desespero. Ela pode fazer Special de 2 "Six Samurai" no grave, virados para cima e em modo de ATK. Eles são destruídos na End Phase do turno, e você toma dano igual á soma dos ATK dos Monstros. Mas, nada nos impede de você usar esses Monstros para uma suruba Xyz ou Synchro, não?


NaturiaBarkion-GLD5-EN-GGR-LENaturiaBeast-GLD5-EN-GUR-LE

  Não está satisfeito com o Shi En? Claro, só um Monstro negando somente 1 Spell/Trap por vez fica foda. Então vamos chamar os Naturias Beast e Barkion! Sendo Synchros level 5 e 6, são fáceis de fazer e tem bons efeitos. Enquanto Beast nega Spells somente por mandar 2 cartas do topo do Deck para o Grave, Barkion nega Traps banindo 2 cartas do Grave! Combinação perfeita e mortal!

BladeArmorNinja-ORCS-EN-SR-1EHeroicChampionExcalibur-CT09-EN-ScR-LE

  E temos os Xyz! Blade Armor é formado por 2 Warriors level 4, e pode retirar um material para atacar 2 vezes, com seus destrutivos 2200 ATK! Já Excalibur pode retirar 2 Materiais para ter seu fucking ATK dobrar e ficar com 4000 ATK até a End Phase do oponente! Incrível! E também são super fáceis de fazer, usando o Kizan ou a Asceticism!

 E agora, Decklist!!




Monsters(16):

2x Elder of the Six Samurai
1x Grandmaster of the Six Samurai
1x Great Shogun Shien
3x Kagemusha of the Six Samurai
1x Legendary Six Samurai - Enishi
3x Legendary Six Samurai - Kageki
3x Legendary Six Samurai - Kizan
1x Maxx "C"
1x The Six Samurai - Kanji

Spells(14):

3x Asceticism of the Six Samurai
1x Dark Hole
1x Gateway of the Six
1x Heavy Storm
1x Monster Reborn
1x Mystical Space Typhoon
1x Reinforcement of the Army
1x Shien's Dojo
2x Shien's Smoke Signal
2x Six Samurai United

Traps(10):

2xBottomless Trap Hole
2x Compulsory Evacuation Device
1x Double-Edge Sword Technique
2x Musakani Magatama
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning

Side Deck

1x Effect Veiler
1x Maxx "C"
1x Puppet Plant
1x Leeching the Light
2x System Down
1x Chain Dissapearence 
1x Light-Imprisoning Mirror
2x Macro Cosmos
1x Mirror of Oaths
2x Rivalry of Warlords
2x Shadow-Imprisoning Mirror

Extra Deck

1x Ally of Justice Catastor
1x The Six Samurai - Shi En
1x Magical Android
1x Mist Wurm
1x Naturia Barkion
1x Naturia Beast
1x Orient Dragon
1x Blader Armor Ninja
1x Gagaga Cowboy
1x Heroic Champion - Excalibur
1x Maestroke the Symphony Djinn
1x Number 39: Utopia
1x Photon Papilloperative
1x Shadow of the Six Samurai - Shien
1x Wind-up Zenmaines

 Meu Deck está meio podre, porque eu não estou acostumado a jogar com Six Samurai, então me desculpem AHUSHUSA. É um Deck bem chatinho, como todos os outros, e bem focado na engine Asceticism. Uma coisa que eu queria deixar relevante é o Side: montado para matar aqueles Decks fortes contra os Six:

Macro Crosmos: Usado principalmente contra Mermail, Dark World, Inzektor e Chaos Dragon. Os Six são muitas vezes vulneráveis á destruição, mesmo com Musakani, e mais ainda quando tem de enfrentar Monstros com alto ATK, e é isso que Mermail, Dark World e Chaos Dragon faz! Matando o Grave, matamos parcialmente eles(antes de ver nossa Macro ir para o pau), e ainda levamos de brinde os Zeks, e depois de algum tempo, contra os Fire também!

Maxx "C": Contra Decks que fazem várias Special, travado-os e ganhando, além de um Draw Power dahora, um turno a mais. Útil contra Wind-Up e Geargia Karakuri.

Shadow e Light Imprisoning Mirror: Shadow é básico: contra Dark World, Inzektor e Chaos Dragon. Já Light, assim como Leeching the Light, contra Agent, Constellar(Fist ou não) e até Chaos Dragon(também, no caso).

Mirror of Oaths e Chains Dissapearence: Praticamente as únicas armas contra Macro Rabbit. Oaths, além de matar o Rabbit, corta também Madolche Ticket, Tour Guide from the Underworld, Inzektor Hornet e vários outros. Pena que não é uma carta contínua e tem Timing(tempo certo para ser ativada). Já Chain também mata o coelho, e vários outros também.

Veiler e Puppet Plant: Veiler é genérica, contra tudo, desde Geargiarmor até Rescue Rabbit. Puppet Plant é para uma Mirror Match, ou contra HERO, e talvez até contra Prophecy.

Rivalry of Warlords: Contra Wind-up, e alguns outros também!

 É certo que algumas cartas também podem de prejudicar, porém nada grave. E por fim, como acabamos com os Six? Easy:

GozenMatch-TU08-EN-R-UEKineticSoldierTU06-EN-C-UE

 Acredito que essas duas são as mais comuns. Gozen mata pois só permite que os jogadores controlem 1 atributo de Monstro, e já que os Six tem vários, eles levam uma bela bofetada. Já Kinetic ganha 2000 ATK e DEF quando batalha contra um Warrior, na damage Step!

PuppetPlantTU05-EN-R-UEMaxxC-CT09-EN-SR-LE

 E por fim, Puppet e Maxx. Ambos Hand Traps: enquanto Puppet pode tomar o controle de um Warrior ou Spellscaster quando descartada, até o fim do turno, Maxx "C" trava as Special Summons dos Six, que são muitas. E temos também a Veiler, que pode matar o Kageki ou o Shi En! 

 E por fim, falo de novo: os Six Samurais irão voltar com força total! Se preparem! Comentem o posts Sirs, e digam o que acharam, por enquanto: até mais!

6 comentários:

Anônimo disse...

Ainda tentando entender o porque de negritar certas palavras O.o

Vitor disse...

uma corzinha para o post sempre é bom Sir. Anony

LG disse...

Bem, entendo seu pensamento e até concordo. Mas, tem fatores legais a ser analisados:

1. Side: Six irá sofrer com side DEMAIS, isso pode fazer alguns jogadores prefirirem os fire que os samurais.

2. Suportes na manga dos fire: A tendência que cartas como o blaster, apareçam mais para fire ter como combater aquele shi en maldito, sem perder o equilibrio do jogo.

3. Six Samurai é um deck que precisa ser jogado por caras que sabem sidear, e tenham um bom metacall, se não, vai ocorrer o que eu falei no 1.

Sei lá, voce tá certo em tudo que falou, mas acho que na prática vai ser diferente, minha opinião. Sem contar que mermail vai para o próximo formato forte, Chaos Dragon cambaleia mas ainda estará no próximo formato, CONSTELLAR E EVILSWARM TAMBÉM, como agent e inzektor, que são decks que six tem trabalho.

Bruno Gutierres disse...

Concordo plenamente com o Gaspar em tudo, na teoria seria muito simples mas na prática acho que a coisa vai mudar um pouco de figura. Sai mais fácil os Metas atuais se ajustarem um pouco pra derrotar os novos FIRE do que um retorno estrondoso dos Six.

E tem outra, o deck FIRE que se encaixa nas características que vc descreveu são os Fire King, mas quem tá mais popular pelo TCG (e no OCG tbm) são os Fire Fist, que é completamente diferente.

Acho que Six só volta qdo puder 2 Shi ens e 3 Smoke, pq a Gateway vai ficar eternamente limitada.

cassio disse...

Kageki+Kagemusha=Naturia beast corrige isso ai

"Com Kageki e Kagemusha, temos rapidamente Monstros Synchro level 5, tendo como opções Catastor, Naturia Beast e, é claro, Shi En"

Man El disse...

E é por isso que Gateway vai pro limbo na banlist de março, a Konami quer vender cartas novas e os Six Sam não estão saindo em nenhum booster novo, então para mim não tem chance deles saírem ilesos e prejudicarem as vendas da Konami.

Acessos até agora