quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Artigo CBLZ- Hazy Flame

Saudações, Duelistas do Brasil. Após um bom tempo de hiatus, eu estou de volta.

A mais nova expansão de Yu-Gi-Oh! Trading Card Game, Cosmo Blazer, já está sendo adquirida nas lojas de Card Games de todo o mundo. Nós, do Yu-Gi-Era, não podemos ficar de fora da Explosão Cósmica, e eu estou tocando uma série de Reviews/Previews de como os decks devem funcionar no TCG.

Hoje falaremos dos Hazy Flame (Haze-Beast no OCG) um Arquétipo que possui monstros de variados tipos, com a função de fazer Rank 6 de sua inovadora Xyz.




Se iremos falar deles, vamos conhecer os efeitos desses monstros e de seus suportes, e logo após uma Decklist como é de praxe.


Hazy Flame Cerberus

FIRE - Beast - Effect - Level 6 - ATK 2000 - DEF 200

You can Normal Summon this card without Tributing, but its original ATK becomes 1000. This face-up card cannot be targeted by your opponent's card effects. When this card is destroyed and sent to the Graveyard: You can add 1 "Hazy" card from your Deck to your hand.



Hazy Flame Griffin

FIRE - Winged Beast - Level 6 - ATK 200 - DEF 2100

If your opponent controls a monster, and all the monsters (if any) on your side of the field and in your Graveyard are FIRE (and only FIRE), you can Special Summon this card (from your hand). Your opponent cannot target this card with card effects.


Hazy Flame Mantikor

FIRE - Winged Beast - Level 6 - ATK 2200 - DEF 300

Your opponent cannot target this card with card effects. Once per turn, during either player's turn: You can send 1 FIRE monster, except this card, from your hand or face-up from your side of the field to the Graveyard; this card cannot be destroyed by card effects this turn.


Hazy Flame Peryton

FIRE - Pyro - Level 6 - ATK 1600 - DEF 1700

Cannot be Special Summoned, except by a "Hazy Flame" monster's effect. Your opponent cannot target this card with card effects. You can send 1 FIRE monster from your hand to the Graveyard and Tribute this card; Special Summon 2 "Hazy Flame" monsters from your Deck. You can only use this effect of "Hazy Flame Peryton" once per turn.


Hazy Flame Sphynx

FIRE - Beast Warrior - Level 6 - ATK 1900 - DEF 1900

Your opponent cannot target this card with card effects. You can declare 1 card type (Monster, Spell, or Trap); send the top card of your Deck to the Graveyard, then if it was the declared card type, you can Special Summon 1 FIRE monster from your hand or Graveyard. You can only use this effect of "Hazy Flame Sphynx" once per turn.



Hazy Flame Basiltrice

FIRE - Pyro - Rank 6 - ATK 2500 - DEF 1800

2 or more (max. 5) Level 6 FIRE monsters
Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card to target 1 monster your opponent controls or is in their Graveyard; banish that target. This card gains effects based on the number of Xyz Materials attached to it.
• 3 or more: This card gains 200 ATK and DEF for each Xyz Material attached to it.
• 4 or more: This card cannot be targeted by your opponent's card effects.
• 5: This card cannot be destroyed by card effects.


Hazy Glory

Continuous Trap Card

You can Normal Summon "Hazy Flame" monsters for 1 less Tribute. You can send this face-up card from the field to the Graveyard to target 1 "Hazy" card in your Graveyard, except "Hazy Glory"; add that target to your hand.




Hazy Pillar

Continuous Spell

You can Normal Summon "Hazy Flame" monsters for 1 less Tribute. Once per turn: You can target 1 face-up Xyz Monster you control; attach 1 "Hazy Flame" monster from your hand or Side of the field to that Xyz Monster as an Xyz Material.


Bom, esses são os Hazy Flames. Vemos vários monstros Nível 6 que ganharam alguma facilidade nas suas invocações. Que impacto eles devem fazer no TCG? Vejamos as.. Matchs boas e ruins para um Hazy Flame Player!

Wind-Up: O deck pode rapidamente dominar um Hazy Flame Player, mas qualquer Xyz mais protetor pode ser facilmente banido por Basiltrice. Quando Messier 7 chegar, essa Match deve se tornar mais fácil. Confie nas suas Hand Traps e no seu Side Deck, e o Hazy Flame pode dominar o deck Wind-Up com o passar dos turnos!

Inzektor: Se o Inzektor Player não entrar na Match preparado, ele irá perder. Isso porque os Hazy Flames não são alvejados, e Inzektor alvejam. Simples assim.

Geargia: Se você conseguir se livrar do Geargiarmor que estará muito provavelmente setado, e no Game 2 usar suas System Down de Side, você tem tudo para vencer essa Match.

Mermail: Tudo é relativo nessa Match. Se você cochilar leva um OTK ou um -2, então esteja atento às jogadas e responda com as Hand Traps. Se tudo der certo você pode vencer, mas o deck não é favorito nessa Match. Você se salva dos Atlanteans, mas os Mermails e Deep Sea Diva podem trazer problemas. Mesmo assim, suas chances são boas.

Evilswarm: Ophion e algumas Traps, e você já foi. Melhor se preparar MUITO bem seu  Side Deck para os Evilswarms, porque eles te derrotam facilmente se depender do Game 1!

Fire Fist: Outra Match meio ruim para você, considerando que se você levar 1 ou 2 danos já foi, você foi dominado por um Tiger King e um ou dois Fire Fist no campo, e lotado de Firedances.


Em resumo, decks que dependam de monstros terão problemas contra Hazy Flame, se não tiverem muita destruição, serão incinerados por Basiltrice. Decks que tenham muitas Traps podem trazer problemas, mas no fim, tudo depende de como você faz seu planejamento de jogadas.

Agora que já falamos um pouco sobre os Hazy Flames, vamos um pouco mais fundo em cada um deles.

Cerberus é basicamente seu Sangan, sendo Normal Summon sem tributos e perdendo ATK, mas isso é o que o ajuda a ser destruído e buscar um Hazy para você. Tendo 200 de DEF, é um alvo para Rekindling e  Flamvell Firedog.

Sphinx é o seu Red-Eyes Darkness Metal Dragon, enviando o Card do topo do seu deck ao Grave, e se você acertar, ganha a Special Summon de um FIRE da Mão ou Grave, fazendo seu Setup de Rank 6 e até mesmo de Synchros se você usar Tuners FIRE como os Lavals ou Magna Drago.

Peryton é o seu Rescue Cat, por descartar 1 FIRE você tributa ele e ganha 2 "Hazy Flame" do seu deck, que irão fazer quem? Basiltrice, ou Photon Strike Bounzer, entre outros. Sólido o bastante para ser Staple.

Griffin é o seu Kizan, sendo SS se você não tiver nenhum monstro na mão-cemitério que não seja FIRE, e seu oponente ter um monstro no campo. Isso para suas Hand Traps, e ele deixa de ser Staple por isso. Mas é alvo de Onslaught, e isso o torna ótimo.

Mantikor, bem... Eu não usaria. Eu ignoraria ele por agora, se irá para a cena competitiva.


- A Decklist


2 Card Trooper
Fire King Avatar Barong
Fire King High Avatar Garunix
3 Flamvell Firedog
1 Gorz the Emissary of Darkness
Hazy Flame Cerberus
Hazy Flame Peryton
Hazy Flame Sphinx
2 Tragoedia
1 Dark Hole
Fire Kings Fire Ring
2 Forbidden Lance
Hazy Pillar
1 Heavy Storm
1 Monster Reborn
3 Mystical Space Typhoon
Onslaught of the Fire Kings
2 Pot of Duality
3 Rekindling
1 Abyss Dweller
Diamond Dire Wolf
1 Gagaga Cowboy
1 Gem Knight Pearl
3 Haze Beast Basiltrice
1 Inzektor Exa-Beetle
1 Maestroke the Symphony Djinn
1 Shock Master
1 Force Focus
1 Utopia
1 Blackship of Corn
1 Photon Strike Bounzer
1 Sword Breaker


* A decklist não foi montada por mim. Como não faço Netdeck, dou os créditos a quem o fez: Jeff Jones, no Post sobre os Hazy na Alter Reality Games.


Card-por-Card:

Card Trooper: Um miller de monstros para suas jogadas com Rekindling, Sphinx, Fire Ring, e também pode estragar seu dia, porém a Draw pode te dar uma segunda e brilhante chance.

Barong: Um Searcher para as Spells Fire King, permitindo que você busque sua Onslaught ou sua Ring.

Garunix: Um monstro que acaba facilmente com a festa do oponente e com todo o Swarm. Onslaught é uma máquina de invocação de Garunix, e permite que você acelere o jogo ou reduza o número de monstros no campo facilmente. Garante vários +1 ou +2 sozinho.

Firedog: Faz Rank 4 ou traz Cerberus, alvo de Rekindling. Rapidíssimo nessa Build.

Gorz: Melhor card do jogo. XD

Cerberus, Peryton e Sphynx: Já explicados. XD

Tragoedia: Muito versátil, muda de Nível para Xyz, rouba monstros, e faz muitas outras coisas no Deck.

Dark Hole, Monster Reborn, Heavy Storm, Pot of Duality: Staples, todo mundo conhece e sabe da utilidade dessas cartas.

Rekindling: Invocando 3 ou mais monstros do Grave o oponente já está muito perto de estender a mão/clicar Admit Defeat.

Onslaught e Fire Ring: Engines que fazem o deck rodar. Seja retornando monstros do Grave pro Campo ou trazendo monstros do Deck pro campo, essas cartas na mão nunca são consideradas Dead Draw.(Card ruim para se ter na mão.)


Antes de concluir, quero deixar com vocês o combo para invocar o Basiltrice com vários e vários materiais:

Summoning Hazy Flame Basiltrice
In Hand, 
Hazy Flame Griffin, Hazy Flame Peryton, 1 Fire monster aleatório, 1 Hazy Flame aleatório e um Haze-Pillar
Oponente tem um monstro no Campo.
SS Griffin, Ative Hazy Pillar
Invoque Peryton via Hazy Pillar
Normal Summon Peryton through Haze-Pillar
Ative o efeito
Invoque Sphynx e Cerberus
Acerte com o Sphynx!
SS Peryton do Grave
Faça Basiltrice
Ative o segundo efeito do Hazy Pillar, e coloque o Hazy Flame da sua mão como material.
Win.


- Considerações Finais:

Perguntas do Artigo: O que acha dos Hazy Flame, eles serão Metagame? O fato de eles serem baratos e facilmente conseguidos pode ser um fator para que eles sejam muito usados? O quanto Ophion ameaça a existência deles, em sua opinião? Comente, e fique ligado.

Âncora Henrique, desligando.

Aliás, gostaria de aproveitar para fazer uma pergunta. Vocês já acessaram o Yu-Gi-Oh! Nexus ou o Yu-Gi-Hoje? Confira clicando nos Links abaixo, grandes redatores e sempre atualizado para você!


Nenhum comentário:

Acessos até agora