segunda-feira, 1 de abril de 2013

The Fucking Karakuris - Parte 1

 Pronto, voltei! Mesmo que tenha acontecido mais coisas ruim, que estão me deixando cada vez pior, estou de volta. E agora, tentarei não cometer Missplays, tanto que eu falarei hoje do Archtype que eu mais gosto e uso há meses, os Fucking Karakuris! Eles realmente começaram a aparecer mais nos Torneios, e irão receber um reforço enorme com a chegada do Redox. Bom, já estou falando demais! Bom Post!

P.S.: Talvez eu fique um dia sem postar. Está tendo Epidemia de Dengue na minha cidade, e se eu pegar é Good Game meus caros. Internado por uns 7 dias em Maringá, ou coisa pior. Eu aviso na C-Box se acontecer alguma coisa, eu realmente não posso pegar isso.




  Os Karakuri são Monstro Machine Earth, chamados também de Mechanical no Japão. Eles são baseados nas Automatas ou Marionetes mecanizadas do Japão dos Séculos 17 ao 19. O próprio nome "Karakuri" significa "dispositivo mecânico que prega truques, faz confusões e pega pessoas de surpresa(hmm)", lembrando bastante algumas ferramentas e engenhos simples usados pelos Ninjas do Japão Feudal, para aumentar a chance da morte do alvo dos mesmos.
 Em questão de jogo, os Karakuri tem algumas coisas em comum. Eles são obrigados a atacar, o que pode causar alguns problemas dahora, e quando atacados, mudam a posição de batalha(alguns só mudam se estiverem em Posição de Ataque).

 Bom, vamos conhecê-los:

KarakuriKomachimdl224Ninishi-EXVC-EN-C-UE
Starstrike Blast - Common
Valor: R$1,00
  Vamos começar com o melhor Monstro não-Synchro dos Karakuri, que é praticamente obrigatório em qualquer Build. E, seria bem dahora se ela tivesse 1900 ATK, mas ok.
  Mas, porque ela é tão foda assim? Por isso:

  1. É uma Tuner level 3.
  2. Seu efeito é incrível. Ele dá ao Player a chance de fazer Normal Summon de mais 1 "Karakuri", uma vez por turno, e somente naquele turno, sendo quase um Synchro instantâneo.
  3. Ela tem 0 de ATK, é um ótimo alvo para Machine Duplication, que pode multiplica a quantidade de Bureis e Bureidos em campo.
 Ou seja, uma carta indispensável. A única coisa chata é levar Veiler e ter de atacar com ela(caso você possa), é realmente chato ;-;.

~Trivia
   Algumas coisas nela que eu só consegui perceber vendo ela nas minhas mãos(isso ficou sexy). Perceberam Flores no vestido nela? Nah, não são flores, são engrenagens rosas. Dahora a vida. Os números dela são interessantes, como em todos os Karakuris, é uma multiplicação, olhe, no caso da Ninishi, 2x2=4, que também está estampado em seu Kimono(弐弐四). 
  E, por último ela representa um Gueixa, que são mulheres japonesas que estudam a arte milenar da Sedução, Música, Canto, Dança e outros. No sentido da Ninishi, acredito eu(opinião minha), que a Ninishi seja uma Prostituta, e não uma Gueixa, já que os Karakuris são mais "guerra". Nunca se perguntaram de onde os Governos em uma Guerra conseguiam informações? Os espiões não estavam sozinhos: as Prostitutas eram as que pegavam mais informações, e no Japão Feudal, a Guerra e a Discórdia também era semeadas, sendo que prostitutas eram muito usadas, e algumas até matavam após pegar a informação, mesmo que a Ninishi seja impossibilitada de fazer isso com 0 ATK.

P.S.: Gueixas não são prostitutas. Elas são extremamente parecidas, mas há detalhes que as diferenciam. As prostitutas no caso atam seu Obi na frente, enquanto as Gueixas fazem o mesmo nas costas na maneira habitual. Enquanto Prostitutas são legalizadas a se prostituir, a Gueixas são proibidas de manter relações sexuais com seus clientes.

P.S.²: Pode haver alguns erros devido á falta de tempo e pesquisa, e também por ser um assunto histórico bem complicado. Vish.

KarakuriStrategistmdl248"Nishipachi"STBL-EN-C-1E
Starstrike Blast - Common
Valor: R$2,35
 Nishipachi é outra carta frequentemente usado, sendo bastante visto também em Deck Geargia Karakuri, mas também não é esquecido nos Decks Karakuri Puro por ser um Tuner level 3 e também por ser alvo da Machine Duplication. Seu efeito de poder mudar a posição de batalha de um Monstro pode ajudar muito, fazendo bons combos com o Geargiarmor, Bureido, Karakuri Anatomy, entre outros.

~Trivia
  Bom, não tenho muito o que falar dele, é um estrategista mesmo, ficando claro pelo nome e também pelo mapa no qual está analisando. Seu número é uma multiplicação também(2x4=8), e também está estampado em sua roupa (弐四八).

KarakuriMerchantmdl177"Inashichi"STBL-EN-R-1E
Starstrike Blast - Rare
Valor: R$10,00

 E, temos o Sir. Inashichi, que pelo seu level pode ajudar a fazer vários Monstros, como Naturia Beast, Barkion, Ally of Justice Catastor, T.G. Hyper Librarian, entre muitos outros. Seu diferencia é o Search, Normal Summon e você já pode adicionar uma carta Karakuri do seu Deck. Combo dahora e fazer Normal da Ninishi, ativar seu efeito e trazer o Inashichi, trazendo outro Karakuri e depois fazendo Beast pra dar aquela travada no oponente, principalmente se ele estiver de Prophecy ou Dark World.

~Trivia

  Bom, Sir. Inashichi é um Merchant, ou seja, um Mercador, mas tomem cuidado com essa caixa dele. Pode não ser o que parece. No ombro dele, vemos um contador e uma pequena listinha, onde há coisas escritas que eu realmente não reconheço(Japonês poser do caralho). E, temos  famosa multiplicação: 1x7=7. Ele também aparece na Artwork de 3 outras cartas, que veremos mais para frente.

KarakuriMusomdl818HaipaSTOR-EN-UR-1E
Storm of Ragnarok-  Ultra/Ultimate Rare
Valor: Entre R$9,00 e R$20,00.
  Haipa é o único Não-Synchro Karakuri a ser Ultra/Ultimate Rare. É realmente dahora colocá-lo em campo usando o efeito do último Burei/Bureido, aumentando relativamente o poder ofensivo. Pena que quando ele ataca, é mudado para a posição de DEF, e tem uma defesa até baixa...

~Trivia

 Esse tem algumas curiosidades legais. "Muso", no caso, significa "incomparável", inigualável, entre outros em japonês. Primeiramente achei que ele estava usando um Tridente normal, porém é uma Jimonji Yari( lança do capiroto), uma arma usada por Samurais e Soldados Japoneses na época feudal. Ele também foi baseado em um Sohei(um Monge Guerreiro), e podemos ver a multiplicação do capiroto dele(8x1=1) em sua "saia"( 八壱八.).

KarakuriNinjamdl919Kuick-STOR-EN-C-UE
Startrike Blast - Common
Valor: R$0,75
  Kuick é uma carta dahora por também ser considerada "Ninja", e ter um efeito... bom. Quando ela destrói um Monstro em batalha, pode trazer um Kakuri do Cemitério para o campo em Posição de Defesa. Eu realmente não gosto muito dela por simplesmente preferir o Haipa ou o Nisamu.

~ Trivia

 Kuick é realmente uma Ninja! Podemos ver que ela está segurando faquinhas dahora de ninja tuto porque né. E, a multiplicação: 9x1=9, que também está estampada em seu braço(ui tatuagem V1D4 L0K4), no modelo  九壱九. Outra: seu nome é o modo "japa" de se falar Quick, rápido. Dahora a vida.

KarakuriNinjamdl339SazankSTBL-EN-SR-1E
Starstrike Blast - Super Rare
Valor: R$18,00
 Eu já comentei sobre o Sazank antes, no qual ele está sendo usado em Sides, e ele é realmente mais uma carta Anti-Meta. Não acho que combine muito com Karakuri por ser um Level 3 Não-Tuner, ajudando a fazer Barkion e no máximo um Burei com o Watchdog, então o pessoal não o usa muito, e se o usa, é para outras finalidades. O bom dele é que, quando flipado, ele manda um Monstro do campo para o Grave, acabando com Stardust e Zenmaines, e outros. Bom, acho que é só.

~Trivia
   Como a Kuick, ele também é um Ninja dahorassa, segurando a mesma faquinha que ela. Sua continha é 3x3=9, que está estampado em seu braço esquerdo(参参九).

KarakuriWatchdogmdl313Saizan-STOR-EN-C-UE
Starstrike Blast - Commom
Valor: R$0,75
   Saizan é o único Karakuri level 4 Tuner, e é mais usado bastante em Geargia Karakuri. Ele tem um efeito interessante: primeiramente que ele não pode ser destruído em batalha se estiver em modo de ATK, outra que a DEF dele é até alta, e quando você toma dano de batalha que envolva ele, todos os Karakuri ganham 800 ATK e DEF até a End Phase, se tornando uma cartinha bem chata.

~Trivia
   No fundo do Sir. Watchdog podemos ver o "Karakuri Showdown Castle", no qual iremos falar sobre daqui a pouco. Outra coisa é a multiplicação: 3x1=3, que também está na perna do Sir. Watchdog(参壱参).

KarakuriNinjamdl7749NanashickEXVC-EN-C-1E
Starstrike Blast - Common
Valor: R$0,50
  Nanashick é o único Karakuri Level 5, e eu admito: uso 1 cópia dele no meu Deck original. Tem um ATK legal, quando é Normal(quase nunca), você pode puxar uma carta para cada Karakuri em Posição de Defesa. Eu uso realmente ele somente para trazê-lo do Deck pelo efeito do Burei/Bureido e tuna-lo para fazer um Fucking Bureido, ou simplesmente invoco ele por último devido ao alto ataque. Acho que são as únicas utilidade dele HASUHUAS.

~Trivia
  Sir. Nanashick é o Karakuri Não-Synchro mais forte, e está armado com uma clássica Katana e uma Chakram(aquela engrenagem marota ali). É também um, dos dois Karakuri, que tem mais de 3 números em sua multiplicação marota. Nesse caso, 7x7=49, que está estampado em seu braço: 七七四九.

KarakuriBarrelmdl96ShinkuroSTBL-EN-R-1E
Starstrike Blast - Rare
Valor: R$ 1,50
  Shinkuro é especial por ser um único Karakuri de level 2, e também por ser Tuner. É realmente muito usado em Decks Machine que faz vários Level 6, e ficou famoso por estar presente em um Deck poderoso, no qual fazia vários Bureidos com os Tokens gerados pelo Tomahawk, e também era usado em Decks Jinzo OTK. Ele tem também um efeito interessante: uma vez por turno ele não pode ser destruído em batalha, o que é até dahora.

~Trivia
  Ele também é o único Karakuri que não tem um formato humano, se excluirmos o Karakuri Spider. Ele também é o único Karakuri Não-Synchro cujos números não seguem o formato ABC, tal qual AxB=C, tendo nesse o número 96(真九六), que está escrito em seu... peito? Outra: Shinkuro lembra "Synchro", o que faz sentido já que ele é um Tuner. Também, "Ku" em japonês é a pronúncia de 9 e "ro" é um outro modo de se falar "6". Vish. 

KarakuriSoldiermdl236"Nisamu"STBL-EN-C-1E
Stastrike Blast - Common
Valor: R$1,00
  Esse também é um Karakuri bem usado. Seu efeito é o que interessa: quando destruído em batalha e mandado para o Grave, você pode fazer Special de 1 Karakuri Level 4 ou Menor do seu Deck em modo de ATK, just it. Bom, ainda prefiro o Haipa, mas uso ele por ser mais útil que a Kuick ou o Muza, que iremos ver a seguir.

~Trivia
  Tendo sua conta marota 2x3=6, que também está estampada em seu peito como 弐参六, seu próprio nome se baseia nesses números! Vejamos: 2-3-6(Ni-Sa-Mu)! Dahora a vida.

KarakuriBushimdl6318“Muzanichiha”STBL-EN-R-1E
Starstrike Blast - Rare
Valor: R$ 1,69
 E temos o último: Muza. Tem um ATK legal, mas não tem um efeito tão bom assim. Quando outro Karakuri é destruído, ele ganha 400 ATK. Podemos dizer que eu prefiro muito mais o Haipa, a Kuick ou o Nisamu, just it.

~Trivia
  Assim como ele próprio, nada de interessante. Só a continha marota dele: 6x3=18, que também está ali em seu braço direito: 六参壱八.

Karakuri AnatomySTBL-EN-C-1EGoldenGearboxSTBL-EN-C-1E

 Vamos falar das Spells agora. Começando por Anatomy, que é uma carta meio... estranha. Muitas pessoas gostam, outros não. Eu prefiro não usá-lo, acho ela uma Dead Draw imensa, além de ocupar um espaço chato no Deck. Mas, se bem usada, pode aumentar ainda mais o Draw Power dos Karakuri. 
 Já Gearbox, ninguém gosta. Dá a um Karakuri 500 ATK e 1500 DEF. Tá bom né. Nota: ela dá um Boost de ATK/DEF igual ao ATK/DEF dos Sir. Inashichi, lindo.

KarakuriCashCacheSTOR-EN-C-1EKarakuriGoldDust-STOR-EN-C-UE

   Agora sim. Karakuri Cash Cashe é, na minha opinião, uma excelente carta. Usar ela seguida de Double Summon é dahora caras. Simples: selecione um Karakuri que você controla(Face-up), adicione um Karakuri de level 4 ou menos do seu Deck para a sua mão e mude a posição de batalha do Karakuri selecionado. Search é importante em qualquer Deck, e Karakuri tem três coisas incríveis: Draw Power, Search power(principalmente com essa carta e o Inashichi) e Controle de Campo, com suas incontáveis Special Summons.
  Já a Gold Dust, alguém realmente usa? Nem eu sei. Efeito estranho: selecione 2 Karakuri em modo de ataque na Battle Phase, mude um para o modo de defesa e o outro ganha ATK igual ao ATK do Monstro que mudou de posição até o final do turno. Tipo, ok né. Não é muito útil, portanto não muito usada. 

KarakuriShowdownCastleSTBL-EN-R-1ERunawayKarakuri-EXVC-EN-C-UE

 E, essas também são muito pouco usadas. Até vejo Showdown, mas Runaway não. Showdown é uma field dahora. Quando um Karakuri ataca um Monstro virado para cima do oponente, você pode mudar a posição de batalha do Monstro atacado. Outra: quando o Castle é destruído e mandado para o Grave, você pode fazer Special de um Karakuri de lvl 4 ou maior do seu Grave. E, temos a Runaway, nega o efeito de um Karakuri no campo e ele ganha 1000 ATK.
 Minha análise sobre as duas cartas? Bom, na minha opinião e vendo os Decks atuais, acho elas meio inúteis e ocupam espeça essencial.

KarakuriTrickHouseSTBL-EN-C-1EKarakuriKlockSTBL-EN-SR-1E
KarakuriCashShedEXVC-EN-SR-1E

 Eu não coloquei o preço das outras por que a maioria era comum. No caso, Cash Shed custa R$1,90(Super Rare) e Clock custa R$2,50(Super Rare). Bom, não gosto de usar nenhuma, mas já vi Builds que usam uma ou outra. Vamos a análise:

Trick House - Eu ainda acho melhor se fosse uma Quick-Play, ai sim. Bom, básico. Quando a posição de um Karakuri é mudada, Trick House destrói uma carta em campo. Ainda acho que deveria ser uma Quick-Play ai seria legal.

Karakuri Klock - Bomba relógio. É tipo uma Mirror, quando um Monstro ataca seu Karakuri que está em modo de Defesa, destrua todos os Monstros virados para cima do oponente. Mirror Force e Dimensional Prison são muito mais eficazes e a razão da Klock não ser muito usada.

Karakuri Cash Seed - Sheed é um Dark Bribe, só que o oponente não puxa, e só pode ser ativada se você controlar um Karakuri em Posição de Defesa. Bom, tem seus pontos fortes e fracos, mas ainda prefiro não usá-la. Há Traps melhores.

KarakuriSteelShogunmdl00XBureido-GLD5-EN-GUR-LE
Stastrike Blast/Gold Series - Ultimate/Ultra/Gold
Valor: R$6,00(Gold) - R$15-20(Ultra-Ultimate)
 E temos o Fucking Bureido. Com seus poderosos 2800 ATK, ele pode acabar com muita coisa, e é muito fácil de fazê-lo em Decks Karakuri, usando cartas como Cyber Dragon, Windjammer, Insant Fusion(chamar Cyber Saurus), além de ser famoso em outros Decks, como em Machina Karakuri Plant, que usava Fortress e Spore para trazê-lo para o campo. 
 Seu diferencial é o efeito, que adiciona Draw Power para o Deck. Como todo Karakuri Synchro, quando ele é Synchro Summon, traz um Karakuri do Deck pro campo. Quando um Karakuri muda de posição, uma vez por turno você pode puxar uma carta. Sim, esse efeito ativa no turno do oponente também. Bom, acho que é só, vou deixar pra falar mais dele nas Decklists.

KarakuriShogunmdl00“Burei”STBL-EN-UR-1E
Starstrike Blast - Ultimate/Ultra Rare
Valor: R$80-100
   E, temos o Burei. Um ATK alto e um efeito dahora, uma vez por turno ele pode mudar a posição de batalha um Monstro, tirando do caminho coisas chatas como Spirit Reaper, enfraquecendo Monstros com ATK muito alto ao colocá-los em Posição de Defesa(normalmente eles tem DEF baixo), etc. Também comentarei mais sobre ele depois.

 Bom, é só. Na parte dois falarei das Techs e Engines, colocarei várias Decklists, Decklists Puras, Misturadas, que pegaram Top, focadas em umas coisas ou outras. Até mais, por enquanto.

4 comentários:

Anônimo disse...

Legal o post mas por favor, PARA DE FALAR FUCKING, DAHORA E SIR!!

Sério que irrita.

Mas fora isso, post bem lecal, curto Karakuris,

Fairchild disse...

Não é um archetype que eu tenha intimidade, vou estar aguardando a segunda parte pra aprender um pouquinho mais sobre eles.
Gostei da iniciativa de colocar preços nas cartas. Deve ter te dado bastante trabalho, reconheço, mas achei interessante. Pra ficar melhor, quando postar decklists, porque não faz um levantamento geral do valor do deck?
Não li tudo ainda, ainda termino, vai ver... o/ Mas a Ninishi tem que atacar depois de ter seus efeitos negados?
Boa sorte na segunda parte do trabalho.

Anônimo disse...

cade a continuação dos artigos sobre sobre os heroes???

Bruno Gutierres disse...

Chegou chegando hein Vitu!

Gostei do post, no aguardo pela parte 2, me deu até uma vontade de jogar de Karakuri...

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